Foto: Luís Vieira |
A jogadora do Sporting de Braga, Shade Pratt, revelou um caso de racismo de que foi alvo na última jornada da Liga BPI.
A norte-americana veio a publico denunciar que, durante o jogo entre o Braga e o Cadima, foi vitima de racismo, ao ser insultada por uma adepta da equipa adversária, após ter marcado um dos golos do emblema minhoto.
«Como norte-americana com ascendência africana, o racismo e as micro agressões diárias não me são estranhas, mas, no último fim de semana, em Portugal, aconteceu-me uma situação destas quando praticava o desporto que amo. Uma fã da equipa adversária atirou-me um insulto racista durante o jogo" revelou a atleta.
A jogadora bracarense ainda tentou interpelar a adepta mas, segundo Pratt, a mesma "escondeu-se entre a multidão e não se atreveu a dizê-lo na cara".
O Braga tomou prontamente medidas e já enviou uma participação disciplinar à Federação Portuguesa de Futebol, mostrando total apoio à sua jogadora.
Apesar do incidente, Pratt mantém uma opinião positiva sobre Portugal, garantindo que "este episódio isolado não mudou o ponto de vista sobre as pessoas maravilhosas que encontrou em Portugal".