Marta deixou a sua marca no Maracanã.
A brasileira, que tem vindo a fazer história no futebol feminino brasileiro e mundial, vai ficar eternizada na Calçada da Fama do mítico estádio brasileiro, depois de ter marcado os seus pés num molde, que ficará exposto num espaço exclusivo dedicado à jogadora denominado "Rainha Marta".
Marta torna-se, assim, a primeira mulher a ser homenageada neste recinto desportivo, juntando-se a nomes históricos do futebol canarinho como Pelé, Garrincha ou Zico.
De relembrar que esta não é a primeira vez que Marta marcou os seus pés na Calçada da Fama do Maracanã. A avançada já havia sido homenageada da mesma forma em 2007, mas a placa de gesso desapareceu misteriosamente. Mais de uma década depois, a atleta volta a ser distinguida e a constar na curta lista de homenageados.
Em declarações no decorrer da cerimónia, a melhor do mundo de 2018 para a FIFA não podia estar mais feliz:
"É mais uma "cerejinha" no bolo. Muito feliz por este reconhecimento, não só meu, mas de todas as meninas e do futebol feminino. Em todas as homenagens fico emocionada, porque é mais um passo à frente. É um incentivo para as mulheres continuarem a lutar por espaço em todas as áreas. Fico muito feliz por ser no meu país, considerado o país do futebol."
Apesar de tudo, Marta não escondeu a preocupação com a falta de investimento no desporto brasileiro:
"Não só o futebol feminino, mas o desporto em geral. Outros atletas talentosos também passam por muitas dificuldades. Então, só peço, em nome do desporto brasileiro, que haja mais políticas de incentivo, principalmente nas escolas."