Análise | Consequências das saídas no Braga

Fonte: ojogo.pt

Debandada no Braga. 

O mercado de verão tem sido penoso para os minhotos, com o emblema bracarense a ver sair várias das principais figuras do plantel. 

Apesar de se manterem elementos como Vanessa Marques, Melissa, Regina ou Rute Costa, o Braga viu sair Andreia Norton, Dolores Silva, Sílvia Rebelo ou Pauleta, jogadoras titulares e preponderantes no plantel.

Aliado a estas saídas, o Braga vê Benfica e Sporting reforçarem os seus plantéis (com jogadoras suas inclusive) e necessita de intervir bem e rapidamente nesta janela de transferência, de forma a manter-se competitivo na luta pelo campeonato e taça.

Este enfraquecimento do Braga pode trazer várias consequências ao futebol feminino nacional e ao próprio clube na próxima época:

- Braga: com um elenco menos competitivo, as guerreiras podem comprometer a luta pela Liga Allianz, face às dificuldades em acompanhar a qualidade do rival Sporting e do recém-criado Benfica (pode fazer frente ao Braga na Taça de Portugal).

- Sporting: as leoas, com várias renovações, estão a manter o núcleo duro do plantel, aliando a isso a aquisição de novas jogadoras de renome, como Carolina Mendes. Caso se mantenha esta estabilidade na equipa e o Braga não se reforce bem, a equipa de Alvalade pode ter uma época bem mais tranquila que as duas últimas.

- Benfica: as águias juntaram o bom ao agradável, reforçando a equipa e desfalcando o plantel do Braga... são já três as jogadoras "roubadas" aos minhotos (Adri, Sílvia Rebelo e Pauleta). Para além disso, os encarnados têm conseguido construir um plantel competitivo, fechando acordos com jogadoras como Tita, Pipa ou Evy Pereira. Mesmo sem estar fechada, a equipa do Benfica parece claramente favorita a subir à Liga Allianz já no primeiro ano de futebol feminino e, quem sabe, ter uma palavra a dizer na Taça de Portugal.

- Valadares, Fófó, Estoril, etc...: quem poderá também sofrer com estas movimentações são os restantes clubes. Tanto o Benfica (ainda está activo no mercado), como o Braga (deverá reforçar-se em Portugal) podem vir a enfraquecer as restantes equipas, contratando algumas das melhores jogadores dos outros clubes, que não possuem orçamentos capazes de segurar essas atletas.

Resta esperar por mais movimentações de mercado e perceber se o Braga consegue suplantar estas saídas e se o nível competitivo se manterá igual ou se as diferenças entre clubes se farão notar ainda mais.