Selecção Nacional | Eficácia belga penaliza posse portuguesa

Fonte: fpf.pt

Portugal estreou-se com uma derrota na fase de qualificação para o Mundial, ao perder em casa diante da Bélgica por 1-0.

A 1ª parte foi bastante disputada, com as duas equipas a discutir o jogo a meio-campo e a não conseguirem criar situações de perigo junto das balizas. As excepções pertenceram a Carolina Mendes, que rematou já dentro de área contra uma defesa belga, e a Cayman, que na cara de Patrícia Morais atirou por cima.

O segundo tempo abriu praticamente com o golo da Bélgica num canto: De Caigny saltou mais alto que a defesa lusa e desviou de cabeça ao primeiro poste, adiantando as belgas no marcador.

Em desvantagem, a equipa portuguesa pegou no jogo, teve mais posse, mas foi inconsequente, não conseguindo visar com perigo a baliza da Bélgica. Nem mesmo com as entradas de Jéssica Silva, Andreia Norton e Laura Luís a selecção nacional conseguiu ultrapassar a muralha defensiva belga.

Apesar de ser apenas o primeiro jogo, esta é uma derrota que pode vir a ser crucial nas aspirações de Portugal, já que a Bélgica é um adversário directo na luta pelo apuramento.

Portugal é 3º do Grupo 6 com 0 pontos, os mesmos da Moldávia e Roménia, mas com jogos a menos. A Bélgica tem 9 pontos e compartilha a liderança com a Itália.