Se certas selecções deixaram a desejar no Euro 2017, outras surpreenderam, ou por terem chegado longe ou pelo futebol apresentado. Eis as principais surpresas nesta edição do europeu.
Portugal |
Portugal fez apenas 3 pontos e terminou em último do Grupo D, mas só quem não viu a selecção lusa jogar, pode dizer que tiveram uma má campanha. As portuguesas eram as menos cotadas do torneio e mesmo num grupo com colossos como a Espanha e Inglaterra, lutaram até ao último minuto pelo apuramento (estiveram durante cerca de 15 minutos nos quartos-de-final), ficando a apenas 1 golo da qualificação. Com muita vontade e garra, Portugal fez exibições de qualidade, colocando várias selecções experientes em sentido.
Holanda |
Uma campanha perfeita. É certo que a Holanda tinha qualidade no seu elenco, mas nunca foi colocada na curta lista de candidatas. Provou o contrário, deixando pelo caminho selecções como a Suécia, Inglaterra e Dinamarca. No final justificou por completo o título, sendo uma selecção a ter em conta já no próximo mundial, caso se qualifique.
Áustria |
Que estreia de sonho. Na primeira participação em europeus, as austríacas terminaram a fase de grupos na liderança do Grupo C (7 pontos) à frente da favorita França, eliminaram a Espanha nos "quartos" e só caíram nas meias-finais, ao perderem nos penálties com a Dinamarca. Uma campanha perto da perfeição.
Fonte: zimbio.com; telegraph.co.uk; bbc.com; zerozero.pt