Euro 17 | As desilusões do torneio


O Euro 2017 foi um torneio marcado por várias eliminações precoces, com selecções vistas como favoritas, a ficaram aquém das expectativas. Eis as grandes desilusões do torneio na Holanda.


Noruega

As nórdicas até podiam não ser as favoritas nas casas de apostas, mas pela sua história na competição esperava-se mais... muito mais. As norueguesas ficaram em último do Grupo A, não conquistando qualquer ponto na prova, nem marcando nenhum golo.


Espanha

Quem também ficou aquém das expectativas foi a Espanha. As "nuestras hermanas" mostraram dificuldades em chegar à fase a eliminar (somaram apenas 3 pontos na fase de grupos) e quase foram eliminadas pela selecção portuguesa. Passaram, mas "caíram" logo nos quartos-de-final às mãos da Áustria, numa partida em que eram claramente favoritas. Esta participação acaba por dar razão aos críticos que puseram em causa as escolhas do técnico Jorge Vilda, face às ausências de jogadoras como Verónica Boquete ou Sonia Bermúdez.


França

Com nomes como Le Sommer, Abily, Henry ou Renard, as gaulesas tinham capacidade para discutir o título ou, no mínimo, chegarem às meias-finais... algo que não aconteceu. É certo que perderam nos "quartos" com a também favorita Inglaterra, mas a França nunca apresentou o futebol que nos tem habituado, tendo conquistado apenas uma vitória na primeira fase e sofrido para passar a fase grupos.


Alemanha

É certo que não se consegue ganhar sempre, mas com o palmarés das germânicas no torneio europeu, só a vitória interessava. A Alemanha até passou a fase de grupos em primeiro e fez boas exibições, mas uma eliminação logo nos quartos-de-final faz com esta participação das alemãs seja das piores da sua história.


Suécia

Não foi mau, mas também não foi bom. As suecas fizeram uma fase de grupos dentro das expectativas e foram eliminadas pela campeã europeia Holanda, mas com jogadoras como Schellin, Asllani, Seger ou Fisher, cair nos quartos-de-final sabe a pouco.





Fonte: zimbio.com; news.xinhuanet.com; thesun.co.uk; thetimes.co.uk; gettyimages.it; Berit Roald / NTB scanpix